domingo, 23 de outubro de 2011

filosofando no Ocidente ...

Ontem almocei no Bar Ocidente ... conhecido por seu estilo alternativo e suas festas temáticas, como a balonée, além é claro dos famosos Ocidente Acústico e Sarau Elétrico.

Impossível, porém, não comentar a respeito dos almoços de sábado, quando as 'aves vegetarianas de porto alegre' literalmente migram para o bar no Bom Fim, em busca daquela comidinha natural, com ênfase nos pratos 'lactovegetarianos' com um toque hindu, regados a temperos pra lá de especiais e aromáticos!!!

Não pretendo aqui comentar esta experiência gastronômica, mas deixo a dica para aqueles que ainda não a tenham, que a busquem! Podem se surpreender...

O que realmente me faz tornar a experiência de ontem um texto neste blog, tem a ver com o fato de ter levado minha filha, Luisa, pela primeira vez ao Ocidente!

Percebe-la num local que conta tanto minha história (e por que não dizer também a de seu pai) e de toda minha geração, foi muito especial. Me fez refletir a respeito da continuidade da vida, olhando sob o aspecto de que mesmo quando tudo passa (inclusive nós mesmos), ainda permanecem os valores, ainda é possível que se veja brotar nos que nos sucedem, um pouco de nós mesmos.

E isso é muito bacana! É como se, através dos novos 'olhos' que surgem, aquilo que nos foi um dia importante ainda permanecesse...Vi isso quando olhei para os olhos da Luisa! Uma percepção totalmente nova sobre a 'velha' casa rosa, descascada pelo tempo e pelo desejo de permanecer ... Vi isso quando ela olhou para o velho 'globo' de luzes no teto e sorriu, como eu mesma um dia fiz, ao entrar ali pela primeira vez!!!

Vi também, que o mesmo olhar pode ser ao mesmo tempo, tão diferente, quando ela, ao provar a comidinha que tanto adoro, fez a maior 'careta' de quem se surpreende com um paladar tão avesso ao seu próprio... (ahahahah)....

Por fim, filosofei um pouco em silêncio, percebendo o quanto passado e presente se fundiam, inaugurando um novo olhar, uma nova perspectiva da qual não pude deixar de sonhar... eu e minha filha, num futuro não muito distante, juntas em uma das muitas 'balonées' do bom e velho Bar Ocidente!

2 comentários:

  1. Amiga,
    adorei viajar em teu olhar, com tuas palavras sensíveis. Li as crônicas da visita da Luisa ao Ocidente e a de Salvador. Fiquei viajando sobre o telefonema de Salvador... A independência e a solidão... Eu não ligava também, um tempo solitário... agora ligo sempre, para o companheiro, para os filhos, para os pais, mando email ou torpedinho para amigas...
    Mudei, sem nem sentir.
    Beijos, linda, já sou tua seguidora e fã sempre. Ana.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Ana!! a emoção de teu comentário conseguiu transformar em mim, meu próprio olhar sobre este blog... muito, muito obrigada mesmo pela disposição em aceitar 'viajar em meu olhar'. Continue compartilhando sempre tuas sensações, percepções e críticas. Serão sempre, todas muito bem-vindas! Abraço, Jac

    ResponderExcluir