sábado, 5 de novembro de 2011

o que valeu a pena hoje ... ou o que anda valendo a pena ultimamente ?

Não tenho bem certeza se foi da Martha Medeiros (ou de outro autor) que li, certa vez, um texto com este título... seja como for, hoje senti que poderia eu me atrever a discorrer sobre o tema. Em uma das crônicas de seu livro "O Amor não Acaba", Paulo Mendes Campos, diz que 'devemos nos empenhar em não deixar o dia partir inutilmente'... lido assim, parece-me que este deveria ser sempre o nosso lema! Mesmo com cara de frase de 'auto-ajuda' ou até meio piegas, ainda assim observo o quanto não é comum nosso esforço neste sentido.

Quantas e quantas vezes acordar, trabalhar, estudar, comer, ir, vir, chegar, partir, pagar contas e tantas outras mazelas que fazem parte da rotina, embaçam nossa percepção e nos distrai do que é realmente essencial... e, se de verdade procurarmos, sempre poderemos encontrar alguma coisa... ou ainda, ressignificar algumas coisas!

Baseada nessa premissa é que tenho procurado olhar meus dias ultimamente... dias comuns, onde aparentemente nada acontece... e que são, tenho que ser franca, a maioria esmagadora em minha vida. Por esta razão, se não observar os detalhes, buscando encontrar valor fora dos grandes acontecimentos (como ganhar na loteria, ou um aumento de salário, ou ainda comprar um carro novo ou encontrar o amor de nossas vidas)o que realmente tem me feito vibrar, são mesmo as pequenas coisas, os pequenos acontecimentos ou, como diria meu ex-marido, os 'micro-prazeres' !!!

Um telefonema... Um filme... Um reencontro de muitos anos ... algo que surge assim, sem aviso, e que passa a dar outro ritmo, sabor e cor aos meus dias comuns.

Nas últimas semanas, o que não faltaram foram os detalhes... e quantos detalhes !!! A quinta-feira de meu aniversário foi brindada com a deliciosa surpresa de assistir a um inacreditável show de jazz num lugar pitoresco de São Paulo, denominado 'Jazz nos Fundos'...

Já a quarta do feriado valeu simplesmente pelo momento em que fui buscar minha filha em frente ao colégio, voltando de sua própria viagem a São Paulo com seu grupo do futebol. Vê-la chegar bem, inteirinha, feliz e rouca de tanto expressar seu contentamento com a experiência, foi o que me valeu naquela quarta-feira.

Já a última quinta, valeu pelo reencontro com alguns amigos (leais e constantes) que vieram para a 'ceva' e o abraço, comemorar comigo a passagem para os 4.4....

E, por fim, o dia de hoje valeu pelo convite de uma amiga a assistir à pré-estréia do último filme de Almodóvar, La Piel que Habito, que me deixou entre 'suspensa' e 'chocada', mas de forma alguma, ilesa deste relacionamento...

Posso dizer também que o dia de hoje não partiu inutilmente por conta do encontro com meu ex-colega de segundo grau, que não vejo há uns trinta anos, através do facebook.

Todos estes pequenos acontecimentos, que considero presentes do dia-a-dia em minha vida, acabam sempre compensando qualquer um dos muitos outros dias simplesmente banais ("dias em que nada acontece, em que ninguém nos surpreende, onde o trabalho não rende e as horas se arrastam de forma estupidamente melancólicas")... ou ainda compensam outros em que nada parece dar certo(dias em que a tristeza tomou conta, o 'sentido' se perdeu, algumas pessoas simplesmente se foram)...

Não deixar o dia de hoje partir inutilmente me parece, de repente, o único modo de enfrentarmos todos os outros que ainda virão por aí... assim espero!

5 comentários:

  1. Então ampliemos os prazos! Por que apenas fazer o dia valer a pena? Acontecimentos grandiosos devem ter efeitos proporcionalmente grandiosos. Encontrar uma colega que não via há 30 anos, faz o ano inteiro valer a pena. E por que não, a vida inteira valer a pena? Grande texto, jac.
    Beijos,
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Sabe que ampliar os prazos realmente não me tinha ocorrido??? Mas seguro que voce ter estado aqui e deixado este comentário fará com que todos os meus próximos dias realmente valham a pena! Obrigada pelo carinho, paulo! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Jac querida, foi aos 21 anos, em 1994 que forjei uma das frases (jamais saimos ilesos de um relacionamento) que vem fomentando meus fazeres a cada dia e que me acompanhará por toda vida... Quase tudo que aprendi e que construí, devo sempre a generosiadade de uma musa que por algum instante decidiu muito me ensinar! Portanto, creio que ao perceber que jamais saimos ilesos de um relacionamento começamos a perceber que há sempre alguma coisa acontecendo agora e, certamente nos damos conta que todo dia é no mínimo um novo começo!

    OBS: Se tiver disposta, assista ao filme: "Poder além da vida"

    Bye e belos dias a você e a filhota linda!

    ResponderExcluir
  4. Meu querido 'mestre e professor'... ter tua companhia saboreando deliciosas cervejas especiais já foi uma surpresa e tanto, ler aqui teu comentário e tua percepção de que 'venho aprendendo' sistematicamente a cada novo encontro na vida, considerarei que alguma coisa está realmente acontecendo agora! Bjo e estou sempre disposta às tuas dicas! Valeu...

    ResponderExcluir
  5. Foi, de alguma maneira, especial reler isso hoje.

    ResponderExcluir