segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A palavra ...

Tenho de fato verdadeiro fascínio pelas palavras... e creio que elas me chamam, me gritam, me movem, sempre foi assim. As uso, livremente, de forma a comunicar-me, a agredir, a afagar, a transgredir, a cooperar... Nunca, no entanto, me dera conta de que a palavra é verdadeiramente 'processo' em mim. Até outro dia (recente) em que reencontrei meu ex-colega de segundo grau e algo que ele me disse (ou digitou) ficou ecoando em minha mente até agora. Me disse que lá atrás, quando tínhamos os dois provavelmente catorze ou quinze anos, ele (com memória muito superior à minha) costumava prestar atenção nas minhas 'palavras' escritas então nas 'orelhas' dos cadernos e livros, nos meus improváveis textos adolescentes e confessou-me que, a partir deste olhar para minhas então 'recentes palavras', passou, ele próprio, a escrever de "forma diferente" - como me relatou!
Tal comentário claro que me envaideceu. Nunca imaginara sequer que algum dia alguém pudesse lembrar-se de que tinha mesmo essa mania de escrever tudo o que via e tudo o que sentia. Mas, além de envaidecer-me, despertou algo mais. Despertou a consciência para algo que não havia colocado grau de importância... o fato de que minhas palavras, ao menos naquela época, serviram de influência para que outra pessoa, também pudesse ter arrancado de dentro de si, seus próprios sentimentos.
E é esse novo 'olhar sobre a influência da palavra' em minha vida que chamo de 'processo', pois dei-me conta aqui que se para alguns "Navegar é preciso, viver não é preciso", para mim "Viver não é preciso e escrever, é essencial" !

5 comentários:

  1. E continua influenciando. Agora, com o blog, a influência é potencializada. Vejo 15 seguidores na janela ao lado, 15 vidas sendo tocadas pelos seus textos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. pode ser, paulo.. e isso é bem animador e motivador para a escrita!...

    e, bela, adoraria ver as 'palavras' que removestes dos teus comentários... eheheh

    ResponderExcluir
  4. bah...coisas de principiante no mundo dos comentários em blog...rsrs Sei lá o que fiz. Na verdade queria dar uma "arrumadinha" e acabei deletando...rsrs Enfim, nada é por acaso. Resumindo meu comentario deletado, dizia para você continuar pensando alto, que tem muita gente prestando a atenção e gostando. A Bela se transformou em Graça...metamorfoses...Bjs

    ResponderExcluir
  5. hum, surpresa... adorei saber q a bela saiu de seu casulo e tb sinto falta do 'despertando bela'... mas vamos trocando por aqui e nos butecos da vida, que tanto me inspiram também!!! obrigada pelo carinho. bjs

    ResponderExcluir