terça-feira, 5 de julho de 2016

porque tudo o que preciso mesmo é de um certo silêncio

a situação é mais ou menos a seguinte: tenho observado, ainda que de forma distraída, os muitos movimentos - surgidos, de repente, em toda parte - para que possamos não apenas compreender, mas de uma certa maneira, vivenciarmos o futuro... uma ânsia louca por nos posicionarmos mais à frente da maioria de nossos concorrentes, clientes, parceiros, fornecedores; de nos anteciparmos às crises todas (iniciadas ou ainda não); de visualizarmos tendências, possíveis novos cenários; determinarmos nossos posicionamentos 'agora' de acordo com uma 'amanhã' que já está por aqui a nos atropelar com violência e sem nenhuma parcimônia. por toda parte tudo o que escuto, tudo o que observo, tudo o que leio, tudo o que ensino e tudo o que aprendo diz respeito ao 'futuro'... a como devo pensar, como devo me posicionar, como devo me defender, atacar (se for o caso), como devo me comunicar, como devo conversar com minha filha, meus colegas, superiores, amigos, enfim, uma verdadeira ditadura de como eu deveria ser X ao como realmente sou (ou penso que sou) !!! o futuro, de repente, tem se tornado um lugar assustador... e o mais estranho é que, antes desta onda toda de futurismo sair das artes e da moda e adentrar o espaço das organizações empresariais, disfarçado de outro nome, nada disso parecia me causar qualquer estranheza... visto assim, venho recentemente me perguntando: o que é realmente assustador afinal? o futuro? talvez não... talvez seja mesmo apenas essa onda que vem ganhando cada vez mais importância de modo generalizado nas últimas décadas - a INOVAÇÃO ! Dizem alguns sabidos por aí que 'Inovar significa renovar ou introduzir novidades de qualquer espécie ou, na sua contrapartida que “não inovar é morrer”.... com esta resolução, as empresas e, consequentemente as pessoas, neste caso 'EU', acabo por sofrer da síndrome de que só sobreviverei caso venha a introduzir alguma novidade, tecnológica ou não, num curto espaço de tempo, todos os dias, o tempo todo, em tudo o que faço sob pena de me tornar obsoleta, ultrapassada, caduca e descartável. Na ânsia por viver 'agora' o que seria o ideal de 'amanhã', sinto que me perco...Na angústia de compreender este novo contexto, sendo induzida a atender e superar expectativas e exigências, a transcender os inesperados desafios do mundo atual, sendo exigida a pensar e agir de um jeito novo, disruptivo, criativo e assertivo, incorporando novas linguagens e novas tecnologias a cada momento... nesse cenário, tudo o que realmente gostaria era de um pouco de silêncio!!! Sendo ela, a INOVAÇÃO, fruto da criatividade, da imaginação; sendo ela meio, processo e não um 'produto', seria para mim, necessário um pouco mais de silêncio... a mim me faltam espaços de distração na busca pela INOVAÇÃO... A mim, o raciocínio criativo para produzir novas ideias só tem lugar no aqui-agora... neste espaço 'MORTO' do HOJE, onde as pessoas realmente estão... Onde elas vivem, se experimentam, erram, acertam, se toleram (ou não).. aqui no hoje (não no amanhã) consigo visualizar algo de 'inovação'... para isso, preciso do silêncio... da observação... da distração e de um pouco de fé !

5 comentários:

  1. Q linda tua interpretação...isso que é interessante, ouvir tuas próprias necessidades e buscar formas de atende-las (nesse caso, o silêncio). E acabando com ele aqui, talvez seja uma forma de encontra-lo. A propósito, a inovação precisa muito do que é gerado individualmente.

    Otimo texto! Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Q linda tua interpretação...isso que é interessante, ouvir tuas próprias necessidades e buscar formas de atende-las (nesse caso, o silêncio). E acabando com ele aqui, talvez seja uma forma de encontra-lo. A propósito, a inovação precisa muito do que é gerado individualmente.

    Otimo texto! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. O brigada Leila... escrever, tirar de mim, compartilhar é meu jeito de fazer aqui e agora o q acho que devo fazer pra contribuir 😉

    ResponderExcluir
  4. Fogueira das vaidades! Também ando cansada de tanto discurso, cópia e cola, ppt, empurra- empurra! Pessoas conectadas - conectadas a quê? nao enxergo conexão verdadeira; vejo muito pouco de criação e muita imitação; vejo a diferença ser tratada como doença! Mas Jac - temos que olhar pra fora, bem mais longe do nosso raio de ocupação diária: as coisas podem ser diferente! Elas de fato são! Mas concordo contigo - o silêncio faz a gente olhar pra dentro e sempre achei que a verdadeira mudança acontece aí! Bj é obrigada por ajudar a traduzir muitas das angústias que sinto hehehe

    ResponderExcluir
  5. acho que sinto que ignorar o presente é como desperdiçar a vida... vivi tempo demais no passado para agora ter que pular direto para o futuro. eheh. bjao

    ResponderExcluir