terça-feira, 5 de julho de 2016

meu olhar sobre grupos de whatsapp

outro dia alguém me adicionou em mais um destes grupos de whatsapp e, imediatamente, comecei a tomar conhecimento (ainda que superficial) da vida e da rotina de mais de cem totais desconhecidos que, num curto espaço de menos de 24 horas, comunicavam entre si assuntos de todas as naturezas, ainda que o tema específico daquele grupo tivesse o foco em saídas fotográficas pela cidade em que vivo... fiquei por alguns dias tentando acompanhar a utilidade daquilo... era tanta gente motivada e desejosa de que todos fossem felizes (veja bem: da manhã à noite se enviavam palavras motivadoras, alegres, saudações calorosas de 'bom dias' (seguidas inevitavelmente de carinhas sorridentes, vulgo emoticons) misturadas a algum assunto útil referindo-se à razão de cada um e todos fazerem parte daquele movimento... nestas circunstâncias eu tentava, loucamente, voltar atrás nas mensagens perdidas para que conseguisse compreender o teor de alguma informação, pois não conseguia, sob hipótese alguma, acompanhar a velocidade de todas aquelas preciosas mensagens que me chegavam a todo instante! pelas mensagens, parecia tratar-se de um grupo de amigos de infância (ainda que segundo me consta, ninguém ali se conhecia pessoalmente de fato, exceto por terem fotografado juntos em algum de seus 'passeios')... de toda forma era tanto o entusiasmo da galera que decidi permanecer, ainda que me sentindo uma espécie de alienígena infiltrada observando o comportamento de humanos com os quais nunca havia tido a honra de conviver. enfim, segui... devo confessar que não por muito tempo! aquele grupo começou a fazer parte de minha vida e rotina nas semanas que se seguiram e o que percebi sobre o comportamento de humanos praticamente desconhecidos que decidem se reunir em prol de alguma causa comum me estarreceu... não passava um dia sem que meu celular bombasse de mensagens de 'bom dia' feliz e com carinha (isso quando não vinham florezinhas) de mais de cento e cinquenta pessoas desconhecidas. na continuidade, mensagens motivadoras de desejos de que nossos dias fossem prósperos, abundantes e iluminados, fechavam a sequência matinal... alguém sempre postava alguma de suas fotos preferidas, o que motivava a galera a continuar postando fotos suas (por lugares lindos, bem clicados e felizes, claro)! em cada minuto que olhava para o celular, havia uma nova mensagem, que eu abria, sempre na esperança de ver alguma informação realmente sobre os passeios fotográficos - uma vez que o motivo de eu estar neste grupo era exatamente esse tipo de informação... por vezes eles comentavam algum lugar bacana para se encontrarem, faziam enquetes, marcavam hora e lugar e de verdade, se encontravam. a partir do encontro uma 'chuva' de novas fotos: todos faziam questão de colocar uma das suas que mais haviam gostado e eu acabei me dando conta que o grupo era uma espécie de 'vitrine' eletrônica das vaidades daqueles membros... (até aí tudo bem, pois logicamente é sabido que todo artista tem lá suas vaidades). mas o que me divertia mesmo era quando alguém, necessitando realmente de alguma informação mais técnica, lançava a este mesmo 'egoico' grupo o desafio da resposta... o que se seguia era uma espécie de gincana de 'sabichões' muito bem intencionados, cada qual tentando mostrar o quanto sabia ou entendia do assunto, virando todos uma especie de 'clero da fotografia' onde o que recebia mais créditos se sobressaía como mestre no grupo. de fato, nunca consegui acompanhar nenhum de seus passeios. continuei incógnita, como uma espiã de um filme de suspense, até que comecei a questionar a validade de minha permanência por ali.... não vi realmente nenhuma, então, com pesar de deixar tão ilustres 'colegas' me despedi sem que ninguém obviamente tenha sequer tomado algum conhecimento, e me retirei !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário