terça-feira, 12 de julho de 2016

Chinchero - Vale Sagrado, visitado em agosto de 2015


                    IMG_5282

Em agosto de 2015 tive o prazer e a oportunidade de fazer a viagem que sonhei desde os meus 15 anos, quando li 'Eram os deuses astronautas', de Erich Von Däniken, em que o autor teoriza a possibilidade das antigas civilizações terrestres serem resultados de alienígenas, apresentando como provas de suas teorias, as ligações entre as colossais pirâmides egípcias e incas, as quilométricas linhas de Nazca, os misteriosos moais da Ilha de Páscoa, entre outros grandes mistérios arquitetônicos.
Desde então havia decidido que estes eram lugares que eu deveria conhecer algum dia e ver, pelos meus próprios olhos distraídos, se haveria realmente alguma ligação entre nós 'humanos' e seres realmente extraordinários que teriam influenciado nossas obras aqui na Terra.
Decidi começar pelo Peru e suas antigas civilizações Incas... e o que vi, confesso me surpreendeu e intrigou...
Começo pelo fim .... a vila de Chinchero, que fica a 3.772 metros acima do nível do mar, acima da cidade de Cusco, de onde saímos. Um lugar encantador, misterioso, silencioso e muito alto. 
O caminho para Chinchero é muito bonito, mas chegar lá é ainda mais...
Entrei na vila num dia belíssimo e ensolarado apenas para me deparar com um dos mais bonitos visuais daquele roteiro no Vale Sagrado.

  IMG_5307Chinchero - Vale Sagrado, visitado em agosto de 2015                            










Subimos a estrada pela borda da montanha e lá de cima, numa grande área plana, com solo fértil (ali produzem, sobretudo, as diversas variedades de batatas do Peru) Chinchero parecia vigiar o Vale Sagrado !!!


Na história dos Incas X Espanhóis, Chinchero foi testemunha de um episódio único. Manco Inca (o rei-fantoche que subiu ao poder por indicação do conquistador Pizzarro), fez uma guerra contra os ex-aliados e incendiou Chinchero, numa política de “terra arrasada”, para eliminar as rotas de suprimentos para os inimigos. Chinchero acabou se rendendo aos espanhóis no final do século XVI. O vice-rei construiu uma fazenda aí e montou uma igreja no alto da cidade, sobre alicerces Incas.

IMG_5267


A igreja é interessante. Possui uma grande quantidade de santos, teto e paredes com pinturas florais e relíquias em ouro (infelizmente não pude fotografar lá dentro).
Na praça principal, ao redor da igreja, 'artesanias' e ruínas Incas, maravilhosas, se misturam em perfeita harmonia. Muros com pedras perfeitamente encaixadas e uma imensa quantidade de terraços agrícolas que os Incas usavam para o plantio da batata. Os terraços agrícolas foram uma técnica desenvolvida pelos Incas para possibilitar o cultivo nas encostas das montanhas, evitando a erosão a ampliando as áreas de plantio (encontramos estes terraços em quase todos os sítios arqueológicos do Vale Sagrado).


                                                                                       
Antigamente o Vale Sagrado pertencia a cerca de 10 proprietários, hoje milhares de camponeses cultivam a terra com técnicas primitivas e de baixa produtividade. 

IMG_5292


Nenhum comentário:

Postar um comentário