domingo, 25 de dezembro de 2011

um novo Natal...

hoje é 25 de dezembro, um dia em que costumo me dedicar mais à introspecção do que o normal, se é que isso é possível, considerando minha eterna mania de ficar 'introspectando' minha vida e a alheia... no entanto, este Natal é distinto, em muitos e variados aspectos... a instrospecção não veio acompanhada da tradicional 'melancolia natalina' dos últimos anos... neste ano, por algum motivo não identificado muito bem até agora, o natal veio repleto de tranquilidade e percepção do "agora"...

acordei de forma estranha esperando pelo velho conhecido sentimento de angústia que costumava me abater nos dias de natal... uma velha sensação de inadequação, quando costumava ver todas as pessoas da família se regozijando felizes, numa troca inesperada de sorrisos e abraços, presentes e afetos, e eu, olhando e até participando de tudo, com uma sensação quase desesperadora de querer estar em qualquer outro lugar, exceto ali...

procurei por este sentimento ontem enquanto preparava tranquilamente a salada colorida que viria a enfeitar nossa mesa natalina, enquanto preenchia os canudinhos (iguais aos que comia na infância), enquanto buscava no 'google' uma receita de farofa natalina e, pasmem, me atrevia a experimentá-la... quando, para surpresa de todos, e inclusive a minha, ficava bastante saborosa...

sim! acho que enquanto me distraía com estes pequenos 'rituais' de montar uma mesa de natal, ao lado de minha mãe, percebi que por mais que esperasse pelo velho sentimento de angústia que costumava sentir nos natais anteriores, esse já não estava mais ali!

em geral, nestes momentos, eu costumava estar parada em algum outro lugar distante no meu passado, recordando outros natais em que, rodeada de outras pessoas, outra família e outros lugares, não mais me permitiam sentir ou até mesmo 'curtir' o que eu realmente tinha aqui... o 'agora', o 'presente', minha própria família, meu momento de criação e inspiração... ao olhar para estes últimos natais lembro que o único que queria era que ele passasse rápido. que a noite acabasse logo. que o espumante fizesse logo efeito...

ontem não! ontem algo novo aconteceu! algo que não me fez querer acelerar o tempo, nem mesmo faze-lo andar para trás. algo que me deixou saborear cada pedaço do que talvez signifique 'estar aqui. algo que não exigiu de mim nenhum esforço. nenhuma roupa nova. nenhum gole de champagne a mais.

senti mesmo foi uma grande gratidão por estar aqui. simplesmente aqui. por ainda ter curiosidade de saber como se faz uma farofa natalina e junto de minha mãe, poder experimentá-la... senti também uma imensa gratidão por ter minha linda filha perto, como sempre está, mas foi como se isso me bastasse. senti uma imensa gratidão até pelas inesperadas mensagens de felicitações natalinas e por ter, eu mesma, tomado a iniciativa de mandar algumas outras...incrível também que curti simplesmente estar aqui, sem a ânsia ou a culpa ou o desejo, de não poder estar em qualquer outro lugar, talvez na praia junto de meu irmão e cunhada, talvez em nova york, paris ou mesmo na índia...

incrível também a sensação de que nada 'precisava' ser feito. de que tudo estava apenas sendo feito. descobri ontem apenas a incrível diferença entre TER que fazer algo ou simplesmente FAZER algo...

e essa descoberta serena, sem busca, sem pressa, transformou algo em mim. transformou o tempo em mim. tem transformado a vida para mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário